sábado, 4 de dezembro de 2010

Bourbon Street recebe essa semana o talento da música cubana Roberto Fonseca


Nesta terça-feira, dia 07 de dezembro, a partir das 22 horas, a partir das 22 horas, o pianista cubano Roberto Fonseca se apresenta no Bourbon Street Music Club em São Paulo.
O músico de 35 anos vem sendo apontado como a nova revelação cubana, o pianista que veio para carregar o legado de grandes nomes do instrumento, entre eles, Damaso Perez Prado, Bebo Valdez, Emiliano Salvador, Alfredito Valdez, Gonzalo Rubalcaba, Ruben Gonzales e tantos outros.
Ele arrancou aplausos da platéia brasileira ao se apresentar com Ibrahim Ferrer e Omara Portuondo. Agora Robertito Fonseca volta solo ao país, mas com uma excelente banda para mostrar sua música, elogiadíssima em todo o mundo.
Fonseca também lançou, em 2007, o CD Zamazu pelo selo Biscoito Fino, sendo bem recebido por público e crítica especializada. Além de músicos cubanos como a própria Omara Portuondo, Orlando Cachaíto López, Mercedes Cortes Alfaro e músicos de sua banda, o disco conta com as participações dos brasileiros Toninho Ferragutti e Carlinhos Brown.
O jazz é sua maior base de inspiração, mas também é fã de hip hop, drum‘n’bass, funk, boleros, tangos, música africana, brasileira e da música tradicional cubana, interessando-se sobretudo pela improvisação e pela fusão musical presente em seu trabalho.
Nasceu em Havana em 29 de março de 1975 em uma tradicional família de músicos: mãe cantora de coral, irmão mais velho pianista, o outro baterista e o avô percussionista. Interessou-se logo cedo por música, aos quatro anos de idade, inicialmente por instrumentos de percussão, especialmente bateria. Aos oito começou a estudar piano na escola Guillermo Tomas . Aos doze começou a se interessar por música popular, afrocubana e jazz, até formar uma banda e começar a arranjar e produzir, participando de eventos culturais e masterclasses do maestro Chucho Valdés. Em 1990, com 15 anos, começou a participar de festivais internacionais como o Jazz Plaza Internacional Festival em Havana.
Em 1997, ele e o amigo Javier Zabala criaram o grupo “Temperamento”, e em 1998 gravaram o CD En El Comienzo, premiado como o melhor CD de jazz pela feira Cubadisco de 1999.
Entre 1991 e 2001 dedicou-se a trabalhar sua carreira solo, gravando e participando de três discos de funk e rap cubanos.
Ao lado de Ibrahim Ferrer, viajou pelo mundo fazendo mais de 300 apresentações. Com Omara Portuondo, fez turnê no Japão e na Europa e, no Tóquio Jazz Festival, emm 2002. Tocou ao lado de grandes jazzistas norte-americanos, como o pianista Herbie Hancock e os saxofonistas Wayne Shorter e Michael Brecker.

Serviço:
Show: Roberto Fonseca e Banda
Local: Bourbon Street Music Club
Endereço: Rua dos Chanés, 137 - Moema - SP
Preço: R$ 80,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário