domingo, 26 de fevereiro de 2012

Morre Louisiana Red, um dos representantes do blues urbano

Lousiana Red e Muddy Waters no quintal deste

Morreu ontem de acidente vascular cerebral, a menos de um mês de completar 80 anos e com mais de cinqüenta discos gravados, o guitarrista, gaitista e cantor Louisiana Red.
Red era um slider e sua voz era peculiar, rouca e rasgada, cheia de expressão, como deve ser a voz de um bluesman que teve o pai morto pelos assassinos da Ku Klux Klan aos cinco anos.
Iverson Minter (seu verdadeiro nome) nasceu no estado racista do Alabama, onde passou a maior parte de sua infância perambulando e conhecendo diversos orfanatos, até sua avó levá-lo para Pitsburgh. Também foi ela quem seu a primeira guitarra ao jovem Minter. Ele passou a ter aulas com Crit Walters até ir para Detroit, bright lights, big city.
Lá conheceu Eddie Burns e John Lee Hooker e realizou suas primeiras gravações como Rocky Fuller, tendo alguns desses registros lançados pela Chess Records. O apelido foi dado por seu amigo e mentor, Muddy Waters.
Em 53 também participou de uma sessão para a Chess, em Chicago, acompanhado por Little Walter em Funeral Hearse At My Door. Essas gravações ficaram guardadas por décadas.
Mas foi com o lançamento de Louisiana Red em 62 pelo selo Roulette que ganhou reconhecimento como um bluesman. O single Red´s Dream, com sua sarcástica abordagem política, tornou-se um hit e deu-se a sequência de mais dois albuns - The Lowdown Back Porch Blues e Sings The Blues.
Nos anos 70 tornou-se âncora do selo Blue Labor com dois excelentes álbuns acústicos solo, Sweet Blood Call e Dead Stray Dog; e aparece como sideman em álbuns de Johnny Shines, Roosevelt Sykes, Brownie McGhee e Peg Leg Sam.
Nessa época, se envolveu romanticamente com uma lenda folk chamada Odetta.
Agentes e promotores europeus mostram interesse no trabalho de Red e ele encontra um novo público além continente. Selos como o alemão L+R e o inglês JSP colocam em seu catálogo Red, Funk and Blue, um álbum em dueto com o gaitista Sugar Blue.
Se muda para Phoenix em 81 onde viveu e tocou com o gaitista Bob Corritore por 1 ano. Em 82, parte para uma excursão na Europa e encontra seu verdadeiro amor, Dora, com quem se casou e passou o resto da vida.
Mudou-se para Hanover e Dora o confortou em um verdadeiro aconchego familiar; e Red tinha muito orgulho desta relação, inclusive assumindo os próprios filhos de Dora. Sempre nas férias, em janeiro, viajavam para Ghana, Africa, país de origem de Dora.
Em 95, o selo Earwig Records relançou Sittin' Here Wondering, gravado com Bob Corritore em 82 e que ficou engavetado por mais de uma década. Este álbum criou uma relação entre Red e o chefe da gravadora, Michael Frank, que gravaria mais dois trabalhos com Red e ainda promoveria uma turnê anual na América.
Em 2010, Red teve cinco nomeações para o Blues Music Awards e recebeu duas premiações - Acoustic Artist of the Year e Acoustic Album of the Year pelo disco You Got To Move, gravado com o pianista David Maxwell. Um de seus maiores sucessos foi Sweet Blood Call.


Nenhum comentário:

Postar um comentário