quinta-feira, 24 de julho de 2014

9º Ilha Blues Festival recebe artistas nacionais e internacionais entre os dias 24 e 27 de julho


A Divisão Municipal de Cultura de Ilha Comprida, litoral sul de São Paulo, divulgou recentemente a programação da  9º edição do Ilha Blues Festival Internacional.
A lista inclui os veteranos Tail Dragger, Henry Gray e Willie Walker. Também vai contar com a presença do guitarrista californiano Robben Ford. O Brasil será representado por Vasco “Manoblues” Faé, Marcelo Nova, Bicuducorvu e Mojo Workers.
O evento acontece na Arena de Eventos da Praia do Boqueirão Norte e todos os shows terão entrada franca.

Programe-se
24/07 - Quinta-feira – 19h
Os Mojo Workers
Marcelo Nova
Kenny Brown

25/07 – Sexta-feira – 19h
Bicuducorvu
Trail Dragger
Deborah Dixon

26/07 – Sábado – 19 h
Manoblues
Willie Walker
Henry Gray & Jody Willians

27/07 – Domingo – 19 h
Milk’n Blues
Tina Still
Robben Ford

Robben Ford - O californiano Robben Ford teve como primeiro instrumento o saxofone aos dez anos de idade. Passou para a guitarra aos treze e teve uma formação autodidata.  Tocou com músicos notáveis como Joni Mitchell, George Harrison, Miles Davis, Bonnie Raitt, Bob Dylan e fez parte da formação inicial do incrível grupo de fusion, o Yellowjackets. Com discos memoráveis, Robben Ford foi indicado cinco vezes ao Grammy e está entre os maiores guitarristas da História. A genialidade de Ford é principalmente evidenciada em seu fraseado blueseiro e jazzísticos.

Trail Dragger - O cantor veterano James Yancey Jones, também conhecido como Trail Dragger, está presente na  cena do blues de Chicago desde os anos 60. Sua maior influência foi Howlin ´Wolf além de Muddy Waters, Sonny Boy Williamson e Willie Dixon.  Trail  Dragger deixou Arkansas em 1966,  onde era  mecânico de automóveis. Porém, em uma noite de sorte, seu ídolo, Howlin 'Wolf, o convidou para cantar uma música ao vivo em seu show. Foi Howlin 'Wolf que começou a chamá-lo de Trail Dragger, pois Jones sempre chegava no fim da noite para participar das apresentações. Com essa amizade, sua carreira solo decolou nos anos 70, e foi somente nos anos 90 que gravou seu primeiro álbum Crawling Kingsnake.

Henry Gray – Considerado um dos últimos ícones do blues tradicional. Ao longo dos mais de 70 anos de estrada, hoje está com 88, Henry Gray trabalhou com grandes nomes da história da música. Ex-combatente da segunda guerra mundial, Gray costumava animar seus companheiros tocando e cantando. Ao retornar da guerra, mudou para Chicago onde trabalhou em clubes de jazz e blues. Suas primeiras gravações ocorreram em 1952, quando acompanhou o grande Bluesman Jimmy Rogers no lendário estúdio Chess Records.

Jody Willians - Considerado história viva dos anos de ouro do blues, o bluesman Jody Williams mostra nos palcos porque é uma das grandes referências do gênero. Com sua maneira singular e criativa de tocar guitarra , tornou-se na década de 50 um dos mais procurados guitarristas  em Chicago .  Por sua grande colaboração na história do blues, passou a fazer parte do Blues Hall Of Fame, em 2013.
Willie Walker - Natural de Memphis, Walker ingressou na carreira como a maioria dos grandes cantores de soul, na igreja e depois com o famoso grupo gospel The Redemption Harmonizers.
Mudou-se para Minneapolis antes dos vinte anos e logo estava cantando em um grupo de Rock & Roll local chamado The Val-Dons. Na época foi considerado o “novo Little Richard”. Causou tanto alvoroço que o dono do famoso selo de Memphis, Goldwax, o chamou para gravar seu primeiro single nos anos 60. Nos anos 70 integrou o projeto do cantor Willie Murphy chamado Willie & The Bumblebees. Em 1987 ingressou na banda “The Butanes”. Em 1997 se reuniu a antigos artistas da Goldwax para um tributo a antiga gravadora e foi redescoberto principalmente na Europa e Japão com a onda do Neo-Soul Music. No Brasil pela primeira vez,  Willie vem mostrar seu grande talento.

Deborah Dixon - Nascida em Costa Rica e morando na Argentina desde 1984, Débora Dixon se transformou em pouco tempo na voz referência da música negra na Argentina. Durante 14 anos, fez parte da Las Blacanblus. Se apresentou ao lado de B.B. King, James Cotton, Taj Mahal, Johnny Johnson, Bo Didley e outros. Gravou quatro discos, um deles, Cuatro Mujeres y un Maldito Piano (1994), ganhou o prêmio ACE de Banda Revelação.

Kenny Brown - Guitarrista e cantor, com influências do jazz, do blues e do soul. Nascido em New Orleans, mas atualmente morador do Guarujá, Brown é o típico exemplo da miscelânea de referências culturais da cidade do jazz e do blues. Já tocou com artistas de peso como os Neville Brother, Bobby Womack e Slash.


Manoblues - Vasco Faé é o homem banda. Um exemplo perfeito de alguém que se reinventa através do tempo. Tocando gaita, guitarra, voz, bumbo e caixa, Faé mostra definitivamente porque sua musicalidade é tão impactante e difere de qualquer outro homem-banda que tenha surgido desde que iniciou esse estilo no Brasil em 1994. O Manoblues se utiliza de inúmeros recursos sonoros como pedais de efeitos produzindo variados sons de guitarra, ruídos, efeitos. Mas também sabe como tocar o blues de raiz como poucos, guitarras com bottleneck também não faltam.

Marcelo Nova - A simples menção Marcelo Nova se confunde com a história do rock brasileiro.  Cantor, compositor e ex-vocalista da banda baiana Camisa de Vênus, Marcelo Drummond Nova é considerado o maior poeta vivo do rock brasileiro.

Mojo Workers – Formado em 2007 já deixam claro no nome - uma alusão à música de Muddy Waters “Got my Mojo Workin” - a influência poderosa do blues. Inicialmente um trio de improviso, feito de violão, gaita e baixo, a banda apresentava releituras do blues. Logo, a guitarra e a bateria foram incorporados, assumindo a formação clássica do blues elétrico e abrindo as fronteiras do blues com o funk, rock e jug music.

Bicuducorvu - Formada em 2008, a Banda se apresenta com frequência nos bares de Ilhabela e suas influências são o rhythm and blues e rock dos anos 60. Formada por Cipó (bateria), Xandão (guitarra e voz), Zé Paulo (baixo e voz) e Giovani (guitarra e Vox).

Milk’n Blues - Uma brincadeira que se tornou um vício! É assim que as vocalistas Aline Mota e Anne Glober definem o início da banda Milk´n Blues, em 2011. O primeiro vídeo gravado com a participação do guitarrista Ricardo Maranhão, professor de violão e vizinho de Anne, virou sucesso instantâneo na internet.

Tina Still - Cantora e compositora conhecida por seu timbre grave. Faz releituras de temas de R&B, soul e jazz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário